Acervo de Filmes

Selecionamos filmes interessantes que abordam temáticas da área artístico-pedagógica com a qual trabalhamos. Os filmes abaixo são indicações dos docentes do Departamento de Ensino. Mais sugestões são muito bem-vindas!



- "Ser e Ter"
Sinopse:  O documentário acompanha os estudantes de uma escola rural da França, do jardim da infância até o último ano do primário, dos quatro aos 11 anos. O período mostra as crianças em pleno processo de formação do conhecimento e da identidade pessoal, acompanhando-as em sua transição do universo familiar para um ambiente no qual é levado em conta sua individualidade sem pressupostos.

Direção:  Nicholas Philibert
Título Original:  Être et avoir / To Be and to Have
País de Origem:  França
Gênero:  Documentário
Tempo de Duração: 104 minutos
Ano de Lançamento:  2002


- "Entre os muros da escola"
Sinopse: François e os demais amigos professores se preparam para enfrentar mais um novo ano letivo. Tudo seria normal se a escola não estive em um bairro cheio de conflitos. Os mestres têm boas intenções e desejo para oferecer uma boa educação aos seus alunos, mas por causa das diferenças culturais - microcosmo da França contemporânea - esses jovens podem acabar com todo o entusiasmo. François quer surpreender os jovens ensinando o sentido da ética, mas eles não parecem dispostos a aceitar os métodos propostos.

Direção: Laurent Cantet
País de Origem: França
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 150 minutos
Ano de Lançamento: 2008



- "Nenhum a menos"
Sinopse: As dificuldades encontradas por uma menina de 13 anos quando tem de substituir seu professor, que viaja para ajudar a mãe doente. Antes de partir, ele recomenda à garota que não deixe nenhum aluno abandonar a escola durante sua ausência. Quando um garoto desaparece da escola, a jovem professora descobre que ele deixou o vilarejo em direção à cidade em busca de emprego, para ajudar no sustento da família. Seguindo os conselhos de seu professor, ela vai atrás do aluno.

Diretor: Yimou Zhang
Roteiro: Shi Xiangsheng
Duração: 106 min.
Ano: 1999
País: China
Gênero: Drama


- "Verônica"
Sinopse: Verônica é professora da rede municipal de ensino há vinte anos e agora, na iminência de se aposentar e passando por sérios problemas pessoais, está exausta e sem a paciência de sempre. Um dia, na escola em que trabalha, ela percebe que ninguém veio buscar Leandro, um aluno de oito anos. Já é tarde da noite quando a professora decide levá-lo em casa. Ao chegar no alto do morro, encontram a polícia e muito tumulto. Traficantes mataram os pais de Leandro e querem matá-lo também. Verônica foge com o menino. Ela procura ajuda e descobre que a policia também está ligada ao assassinato dos pais do menino. Sem poder confiar em ninguém, ela decide esconder o garoto. Assim, Verônica é obrigada a enfrentar policiais e traficantes para sobreviver. E enquanto procura uma maneira de escapar com o menino, redescobre sentimentos que estavam adormecidos na sua vida.

Diretor: Maurício Farias
Elenco: Andréa Beltrão, Matheus de Sá, Marco Ricca, Giulio Lopes, Andréa Dantas, Patrícia Selonk, Flávio Migliaccio, Camila Amado, Aílton Graça, Jorge Lucas.
Produção: Silvia Fraiha
Roteiro: Maurício Farias, Bernardo Guilherme
Fotografia: José Guerra
Trilha Sonora: Toninho Muricy
Duração: 87 min.
Ano: 2008
País: Brasil
Gênero: Ação



- "Filhos do Paraíso"
Sinopse: Ali (Amir Farrokh Hashemian) é um menino de 9 anos proveniente de uma família humilde e que vive com seus pais e sua irmã, Zahra (Bahare Seddiqi). Um dia ele perde o único par de sapatos da irmã e, tentando evitar a bronca dos pais, passa a dividir seu próprio par de sapatos com ela, com ambos revezando-o. Enquanto isso, Ali treina para obter uma boa colocação em uma corrida que será realizada, pois precisa da quantia dada como prêmio para comprar um novo par de sapatos para a irmã.

Diretor: Majid Majidii
Elenco: Mohammad Amir Naji, Fereshte Sarabandi, Karnal Mirkarimi, Mir Farrokh Hashemian, Bahare Seddiqi.
Produção: Seyyed Saeed Seyedzadeh
Roteiro: Majid Majidi
Fotografia: Parviz Malekzaade
Duração: 88 min.
Ano: 1998
País: Irã
Gênero: Drama


- "A Fita Branca"
Sinopse: Às vésperas da Primeira Guerra Mundial, estranhos eventos perturbam a calma de uma pequena cidade na Alemanha. Uma corda é colocada como armadilha para derrubar o cavalo do médico, um celeiro é incendiado, duas crianças são sequestradas e torturadas. Gradualmente, estes incidentes isolados tomam a forma de um sinistro ritual de punição, deixando a cidade em pânico. O professor do coro de crianças e jovens da escola local investiga os acontecimentos para encontrar o responsável, e aos poucos desvela a perturbadora verdade.

Diretor: Michael Haneke
Elenco: Christian Friedel, Ernst Jacobi, Leonie Benesch, Ulrich Tukur, Ursina Lardi, Burghart Klaußner, Steffi Kühnert, Josef Bierbichler
Produção: Michael Katz
Roteiro: Michael Haneke
Fotografia: Christian Berger
Duração: 144 min.
Ano: 2009
País: Alemanha/Áustria/França/Itália
Gênero: Drama
Cor: Preto e Branco


- "O pequeno Nicolau"
Sinopse: Nicolas (Maxime Godard) é um garoto muito amado pelos pais, que leva uma vida tranquila. Até o dia em ouve uma conversa entre seus pais, que o faz achar que a mãe está grávida. Nicolas entra em desespero e já pensa no pior: ao nascer um irmão, eles deixarão de lhe dar atenção. Para escapar de seu terrível destino, o menino faz campanha para mostrar a seus pais o quanto é indispensável e, por tentar agradá-los demais, acaba cometendo vários tropeços o que faz com eles fiquem enfurecidos com Nicolau. Desesperado, ele muda de tática e, com seus amigos desastrados, bola diversos planos para achar uma solução para seu problema.

Diretor: Laurent Tirard
Elenco: Maxime Godart, Valérie Lemercier, Kad Merad, Sandrine Kiberlain, François-Xavier Demaison, Michel Duchaussoy, Daniel Prévost, Michel Galabru, Anémone, François Damiens, Louise Bourgoin
Produção: Genevieve Lemal
Roteiro: Laurent Tirard
Fotografia: Denis Rouden
Trilha Sonora: Klaus Badelt
Duração: 91 min.
Ano: 2009
País: França
Gênero: Comédia
Cor: Colorido


- “O sorriso de Mona Lisa"
Sinopse: Katharine Watson (Julia Roberts) é uma recém-graduada professora que consegue emprego no conceituado colégio Wellesley, para lecionar aulas de História da Arte. Incomodada com o conservadorismo da sociedade e do próprio colégio em que trabalha, Katharine decide lutar contra estas normas e acaba inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da vida.

Diretor: Mike Newell
Elenco: Julia Roberts, Kirsten Dunst, Julia Stiles, Dominic West, John Slattery, Maggie Gyllenhaal
Produção: Elaine Goldsmith-Thomas, Paul Schiff, Deborah Schindler
Roteiro: Lawrence Konner, Mark Rosenthal
Fotografia: Anastas N. Michos
Trilha Sonora: Rachel Portman
Duração: 117 min.
Ano: 2003
País: EUA
Gênero: Drama
Cor: Colorido


- "Sociedade dos poetas mortos"
Sinopse: Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a "Sociedade dos Poetas Mortos".

Diretor: Peter Weir
Elenco: Robin Williams, Robert Sean Leonard, Ethan Hawke, Josh Charles, Gale Hansen, Dylan Kussman, Allelon Ruggiero, James Waterson, Norman Lloyd, Kurtwood Smith, Carla Belver.
Produção: Steven Haft, Paul Junger Witt, Tony Thomas
Roteiro: Tom Schulman
Fotografia: John Seale
Trilha Sonora: Maurice Jarre
Duração: 128 min.
Ano: 1989
País: EUA
Gênero: Drama
Cor: Colorido


- "A onda"
Sinopse: Professor propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo. Em pouco tempo, seus alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério o professor decide interrompê-lo, mas aí já é tarde demais.

Diretor: Dennis Gansel
Elenco: Jürgen Vogel, Frederick Lau, Max Riemelt, Jennifer Ulrich, Christiane Paul, Jacob Matschenz, Cristina do Rego.
Produção: Nina Maag
Roteiro: Dennis Gansel, Peter Thorwarth, baseado em obra de Todd Strasser
Fotografia: Torsten Breuer
Trilha Sonora: Heiko Maile
Duração: 107 min.
Ano: 2008
País: Alemanha
Gênero: Drama
Cor: Preto e Branco


- "Dogville"
Sinopse: Em plena década de 30, Grace (Nicole Kidman) é uma fugitiva que chega à isolada cidade de Dogville após fugir de gângsters. Encorajada por Tom (Paul Bettany), o porta-voz da cidade, Grace faz com a população local um acordo informal: eles a ajudam a se esconder e, em troca, ela trabalha para eles. Entretanto, quando a busca por Grace se intensifica a população local começa a querer um acordo melhor junto a Grace, devido ao risco que todos eles estão correndo por escondê-la. É quando Grace percebe que a aparente boa vontade de Dogville tem um preço.

Diretor: Lars von Trier
Elenco: Nicole Kidman, Harriet Andersson, Lauren Bacall, James Caan, Jean-Marc Barr.
Produção: Vibeke Windeløv
Roteiro: Lars Von Trier
Fotografia: Anthony Dod Mantle
Trilha Sonora: Antonio Vivaldi
Duração: 177 min.
Ano: 2003
País: Dinamarca/ Suécia/ França/ Noruega/ Holanda/ Finlândia/ Alemanha/ Itália/ Reino Unido
Gênero: Drama
Cor: Colorido


- "Oito  mulheres"
Sinopse: Numa casa de campo envolta pela neve, o patriarca Marcel é encontrado morto com uma faca nas costas. Na casa, há 8 mulheres: sua esposa, suas filhas, sua sogra, sua irmã, a velha cozinheira e a nova camareira. Todas têm motivos para querer a sua morte. Uma delas é a assassina. Quem será?

Direção:  François Ozon
Elenco: Danielle Darrieux Catherine Deneuve Isabelle Huppert Emmanuelle Béart Fanny Ardant Virginie Ledoyen Ludivine Sagnier Firmine Richard Dominique Lamure
Título Original:  8 femmes
País de Origem:  França / Itália
Gênero:  Suspense
Tempo de Duração: 107 minutos
Ano de Lançamento:  2002
Site Oficial:  http://www.8femmes-lefilm.com


- "O bebê santo de Macon"
Sinopse: No século XVII, quando a comunidade de Macon passa por uma praga de fome e esterilidade, nasce uma criança de uma mulher supostamente virgem. Assim, um clima de histeria toma lugar sobre a possibilidade de uma possível intervenção divina.

Diretor: Peter Greenaway
Elenco: Julia Ormond, Ralph Fiennes, Philip Stone, Jonathan Lacey, Don Henderson, Celia Gregory, Jeff Nuttall.
Produção: Kees Kasander
Roteiro: Peter Greenaway
Fotografia: Sacha Vierny
Trilha Sonora: John Blow, Matthew Locke
Duração: 122 min.
Ano: 1993
País: Reino Unido / Holanda / França / Itália
Gênero: Drama
Cor: Colorido


- "A viagem do Capitão Tornado"
Sinopse: Na França, em 1774, o último herdeiro da família Sigognac, deixa o castelo de seus ancestrais para acompanhar um grupo de atores itinerantes, a caminho da corte do rei. Fantasia cheia de humor, música, romance, drama e erotismo dirigido pelo mestre italiano Etore Scola. A Viagem do Capitão Tornado é uma obra prima e uma ode a paixão e ao teatro.

Direção:Ettore Scola
Elenco: Vincent Perez, Emmanuelle Béart, Ornella Muti, Massimo Troisi, Jean-François Perrier, Lauretta Masiero, Toni Ucci, Massimo Wertmüller, Tosca D'Aquino, Giuseppe Cederna
Título Original: Il Viaggio Di Capitan Fracassa
Gênero: Aventura, Comédia, Drama, Música
Roteiro:Ettore Scola, Théophile Gautier
Ano de Lançamento: 1990
Duração:132 minutos

- "O mundo imaginário do Dr. Parnassus"
Sinopse: Trama conta a história do Dr. Parnassus e do seu Imaginarium, um espetáculo itinerante no qual o público tem a oportunidade irresistível de escolher entre a luz e a alegria ou as sombras e a escuridão. Abençoado com o extraordinário dom de guiar a imaginação dos outros, o Doutor Parnassus é amaldiçoado com um segredo. Jogador inveterado há milhares de anos, ele fez uma aposta com o diabo, o Sr. Nick, para se tornar imortal. Séculos depois, ao conhecer o seu verdadeiro amor, o Dr. Parnassus fez outra aposta com o diabo, na qual ele trocaria a imortalidade pela juventude, desde que, ao atingir 16 anos, a sua filha se tornasse propriedade do Sr. Nick. Valentina está prestes a completar 16 anos e o Dr. Parnassus fica desesperado para protegê-la do seu destino iminente.

Diretor: Terry Gilliam
Elenco: Johnny Depp, Heath Ledger, Jude Law, Colin Farrell, Christopher Plummer, Verne Troyer, Tom Waits, Lily Cole, Andrew Garfield.
Produção: Amy Gilliam, Samuel Hadida, William Vince
Roteiro: Terry Gilliam, Charles McKeown
Fotografia: Nicola Pecorini
Trilha Sonora: Jeff Danna, Mychael Danna
Duração: 122 min.
Ano: 2009
País: França/ Canadá/ Reino Unido
Gênero: Fantasia
Cor: Colorido


- "Poderosa Afrodite"
Sinopse: Em Nova York, um casal adota um menino e com o tempo o pai adotivo (Woody Allen) decide saber quem é a sua mãe biológica do seu filho. Ele descobre que ela é uma prostituta chamada Linda (Mira Sorvino), que em filmes pornográficos usa o nome Judy Cum e que nem sabe quem é o pai do garoto. O pai adotivo decide então aconselhá-la a abandonar este tipo de vida.

Diretor: Woody Allen
Elenco: Woody Allen, Helena Bonham Carter, Mira Sorvino, Michael Rapaport, F. Murray Abraham, Claire Bloom, Olympia Dukakis, David Ogden Stiers, Jack Warden, James Woods, Dan Moran
Produção: Robert Greenhut
Roteiro: Woody Allen
Fotografia: Carlo Di Palma
Trilha Sonora: Dick Hyman
Duração: 95 min.
Ano: 1995
País: EUA
Gênero: Comédia
Cor: Colorido


- "Polaróides Urbanas"
Sinopse: Uma jovem em conflito com a mãe, uma terapeuta que não consegue resolver seus próprios problemas, uma dona de casa de classe média que desaprendeu a sonhar, uma atriz consagrada com uma carreira em declínio e uma mulher que, sem querer, foi escolhida como mãe da filha de sua patroa. E todas rodeadas de situações próprias - e nada fáceis - com seus maridos, namorados e amigos.

Diretor: Miguel Falabella
Elenco: Marília Pêra, Arlete Salles, Neuza Borges, Juliana Baroni, Alexandre Slavieiro, Stella Miranda.
Produção: Bia Castro
Roteiro: Miguel Falabella
Fotografia: Gustavo Habda
Trilha Sonora: Guto Graça Mello
Duração: 82 min.
Ano: 2006
País: Brasil
Gênero: Comédia Dramática
Cor: Colorido


- "Shakespeare apaixonado"
Sinopse: Shakespeare (Joseph Fiennes) sofre um bloqueio que o impede de escrever sua mais nova peça, uma história de amor com fim trágico. Tudo muda quando ele se apaixona por Lady Viola (Gwyneth Paltrow) e passa a utilizar suas tentativas de seduzi-la como inspiração.

Diretor: John Madden
Elenco: Joseph Fiennes, Gwyneth Paltrow, Geoffrey Rush, Judi Dench, Simon Callow, Ben Affleck, Rupert Everett, Colin Firth.
Produção: Donna Gigliotti, Marc Norman, David Parfitt, Harvey Weinstein, Edward Zwick
Roteiro: Marc Norman, Tom Stoppard
Fotografia: Richard Greatrex
Trilha Sonora: Stephen Warbeck
Duração: 122 min.
Ano: 1998
País: EUA/ Inglaterra
Gênero: Comédia Romântica
Cor: Colorido


- "Teatro de Rua" ( do SBAT - o primeiro - narrado pelo Amir Hadad)


- "Um dia, um gato"
Sinopse: Um mágico e seu gato, que costuma usar óculos, se apresentam em um espetáculo nos jardins do castelo de um pequenina cidade. O gato também é mágico e quando seus óculos são tirados, as pessoas para quem ele olha mudam de cor de acordo com o caráter e suas atitudes. Os mentirosos ficam roxos, e os ladrões, cinzas, as pessoas falsas, amarelas, e as que estão apaixonadas ficam vermelhas. Assustadas, as pessoas na platéia fogem. Na confusão, o gato desaparece também. Robert, um jovem professor, pede ajuda às crianças da cidade para achar o animal. Prêmio do Júri em Cannes 63.

Diretor: Vojtech Jasný
Elenco: Václav Babka, Jirina Bohdalová, Pavel BrodskY, Vlastimil Brodský, Dana Dubanska.
Roteiro: Jirí Brdecka, Vojtech Jasny
Fotografia: Jaroslav Kucera
Trilha Sonora: Svatopluk Havelka
Duração: 90 min.
Ano: 1963
País: Tchecoslováquia
Gênero: Drama
Cor: Colorido


- “Edukators”
Sinopse: Jan e Peter são "Os Edukadores": de forma criativa e sem violência protestam contra as injustiças sociais invadindo mansões para deixar um aviso, aos milionários, de que "seus dias de fartura estão contados". Quando Jule, namorada de Peter, resolve participar dessa atividade invadindo a casa de Hardenberg com Jan, enquanto Peter está viajando, a história dá um guinada inesperada: segredos serão revelados, sentimentos descobertso e os "edukadores" terão que mudar radicalmente sua estratégia de protesto. "Edukators - Os Edukadores" fala das revoluções sociais de uma forma absolutamente original, colocando todos os lados em questão em uma mesma mesa. O filme fala de injustiça, companheirismo, triângulo amoroso, questionamentos filosóficos e sequestro. Tudo isso com um final surpreendente.

Diretor: Hans Weingartner
Elenco: Daniel Brühl, Julia Jentsch, Stipe Erceg, Burghart Klaußner, Peer Martiny, Petra Zieser, Laura Schmidt, Sebastian Butz, Oliver Bröcker.
Produção: Antonin Svoboda, Hans Weingartner
Roteiro: Katharina Held, Hans Weingartner
Fotografia: Daniela Knapp, Matthias Schellenberg
Trilha Sonora: Andreas Wodraschke
Duração: 127 min.
Ano: 2004
País: Áustria/ Alemanha
Gênero: Comédia Dramática
Cor: Colorido


- “Im'a Cyborg, but thats ok”
Sinopse: Cha Young-goon (Lim Su-Jeong) é hospitalizada numa clínica psiquiátrica, por acreditar que é uma ciborgue. Ela recusa toda a comida que lhe oferecem, preferindo carregar as "baterias" através de um transistor. Cha usa a dentadura da avó e fala com todos os aparelhos eletrônicos. Mas seu caso não é o único: ela está rodeada de pacientes que têm interlocutores imaginários. Quando o belo e anti-social Park Il-Soon (Rain) é internado, tudo muda para ela. Não leva muito tempo para que eles se envolvam, mas a saúde da menina piora cada vez mais.

Duração: 1h 45min
Dirigido por: Park Chan-wook
Com: Jung Ji-Hoon
Gênero: Comédia dramática, Romance
Nacionalidade: Coréia Do Sul

- “Adeus, Lênin!”

Sinopse: Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner (Katrin Sab) passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando ela desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander (Daniel Brühl), temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa lhe prejudicar a saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos. Enquanto a Sra. Kerner permanece acamada, Alex não tem muitos problemas, mas quando ela deseja assistir à televisão ele precisa contar com a ajuda de um amigo diretor de vídeos.

Diretor: Wolfgang Becker
Elenco: Daniel Brühl, Maria Simon, Florian Lukas, Alexander Beyer, Stefan Walz.
Produção: Stefan Arndt
Roteiro: Wolfgang Becker, Bernd Lichtenberg
Fotografia: Martin Kukula
Trilha Sonora: Yann Tiersen
Duração: 121 min.
Ano: 2003
País: Alemanha
Gênero: Comédia Dramática
Cor: Colorido


- “A culpa é do Fidel!”
Sinopse: Anna (Nina Kervel-Bey) tem nove anos e vive uma vida tranqüila e confortável com seus pais, Marie (Julie Depardieu) e Fernando (Stefano Accorsi), sua babá e seu irmão caçula, François (Benjamin Feuillet). Mas sua vida bem organizada irá se complicar com a prisão de um tio espanhol, que era comunista convicto, e uma visita ao Chile do recém-eleito Salvador Allende.

Diretor: Julie Gavras
Elenco: Nina Kervel-Bey, Julie Depardieu, Stefano Accorsi, Benjamin Feuillet, Martine Chevallier, Olivier Perrier, Marie Kremer
Produção: Sylvie Danton
Roteiro: Julie Gavras, Domitilla Calamai, Arnaud Cathrine
Fotografia: Nathalie Durand
Trilha Sonora: Armand Amar
Duração: 99 min.
Ano: 2006
País: Itália/ França
Gênero: Drama
Cor: Colorido


- “O senhor das moscas”
Sinopse: Após um terrível acidente aéreo, um grupo de crianças vê-se perdido numa ilha deserta. Ao perceberem as dificuldes de socorro, os meninos unem-se para fazer frente ao medo e ao desespero. Mas a medida que se apossam da ilha, cresce um sentimento de competição e de luta pelo poder, que os divide em dois grupos. Ralph lidera um dos grupos e defende a pureza civilizada e a união, mas Jack não acredita em nada disso e cria uma facção de caçadores bárbaros, que acabam por entrar em guerra com Ralph. Estas mudanças transformam crianças normais em meninos cruéis, fazendo com que entrem numa guerra na qual o bem combate o mal, oferecendo uma cruel metáfora do selvagem que existe em todos nós.

Direção: Peter Brook.
Roteiro: Peter Brook, baseado em livro de William Golding.
Elenco:James Aubrey, Tom Chapin, Hugh Edwards, Roger Elwin, Tom Gaman, Roger Allan, David Brunjes, Peter Davy, Kent Fletcher, Nicholas Hammond, Christopher Harris, Alan Heaps, Jonathan Heaps, Burnes Hollyman, Andrew Horne, Richard Horne, Timothy Horne, Peter Ksiezopolski, Anthony McCall-Judson, Malcolm Rodker, David St. Clair, Rene Sanfiorenzo Jr., Jeremy Scuse, John Stableford, David Surtees, Simon Surtees, Nicholas Valkenburg, Patrick Valkenburg, Edward Valencia, John Walsh, David Walsh e Jeremy Willis.
Título Original: Lord of the Flies.
Origem: Inglaterra, 1963.
Produção: Lewis M. Allen.
Fotografia: Tom Hollyman.
Edição: Peter Brook, Gerard Feil e Jean-Claude Lubtchansky.
Música: Raymond Leppard.


- “Ilha das Flores” (Curta)
Sinopse: Um ácido e divertido retrato da mecânica da sociedade de consumo. Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o curta escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho.

Link do Curta: http://www.youtube.com/watch?v=LETSDS8qm9U&feature=related

Diretor: Jorge Furtado
Elenco: Júlia Barth, Paulo José, Ciça Reckziegel.
Produção: Nora Goulart, Monica Schmiedt
Roteiro: Jorge Furtado
Fotografia: Sergio Amon, Roberto Henkin
Trilha Sonora: Geraldo Flach
Duração: 13 min.
Ano: 1989
País: Brasil
Gênero: Documentário
Cor: Colorido

- “O dia em que Dorival encarou a guarda” (Curta)
Sinopse: Todo homem tem seu limite, e Dorival resolve enfrentar a tudo e a todos para conseguir o que quer. A história da luta desigual de um homem contra um sistema sem lógica e sem humanidade.
Link do curta: http://www.youtube.com/watch?v=zRO1HIVkFTc

Gênero: Ficção
Sub-Gênero: Drama
Diretor: Jorge Furtado, José Pedro Goulart
Elenco: João Acaiabe, Pedro Santos, Zé Adão Barbosa
Duração: 14 min     Ano: 1986     Bitola: 35mm
País: Brasil   
Cor: Colorido


- “Papel não embrulha brasas”
Sinopse: O cineasta cambojano acompanha o processo de exclusão social de uma prostituta, que sente-se impedida de voltar à cidade natal por medo de que os habitantes saibam o que ela fazia para sobreviver em Phnom Penh. Neste contexto, a decadência do corpo iguala-se a uma espécie de morte civil.

Direção: Rithy Panh
Título Original: Le Papier ne pas peut envelopper la braise
País: França
Ano: 2006
Gênero: Documentário
Cor: Colorido
Duração: 86’

- “Arquitetura da destruição”
Sinopse: Arquitetura da Destruição está consagrado internacionalmente como um dos melhores estudos já feitos sobre o nazismo no cinema.  
O filme de Peter Cohen lembra que chamar a Hitler de artista medíocre não elimina os estragos provocados pela sua estratégia de conquista universal. O veio artístico do arquiteto da destruição tinha grandes pretensões e queria dar uma dimensão absoluta à sua megalomania.
Hitler queria ser o senhor do universo, sem descuidar de nenhum detalhe da coreografia que levava as massas à histeria coletiva a cada demonstração.
O nazismo tinha como um dos seus princípios fundamentais a missão de embelezar o mundo. Nem que, para tanto, destruísse todo o mundo.

Diretor: Peter Cohen
Produção: Peter Cohen
Roteiro: Peter Cohen
Fotografia: Mikael Cohen, Gerhard Fromm, Peter Ostlund
Trilha Sonora: Sven Ahlin, Peter Cohen
Duração: 119 min.
Ano: 1989
País: Suécia
Gênero: Documentário
Cor: Colorido


-“Encontro com Milton Santos
ou O mundo global visto do lado de cá”
Sinopse: O mundo global visto do lado de cá, documentário do cineasta brasileiro Sílvio Tendler, discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias (seja o terceiro mundo, seja comunidades carentes). O filme é conduzido por uma entrevista com o geógrafo e intelectual baiano Milton Santos, gravada quatro meses antes de sua morte.
O cineasta conheceu Milton Santos em 1995, e desde então tinha planos para filmar o geógrafo. Os anos foram passando e, somente em 2001, Tendler realizou o que seria a última entrevista de Milton (que viria a morrer cinco meses depois). Baseado nesse primeiro ponto de partida o documentário procura explicar, ou até mesmo elucidar, essa tal Globalização da qual tanto ouvimos falar.
O documentário percorre algumas trilhas desses caminhos apontados por Milton, vemos movimentos na Bolívia, na França, México e chegamos ao Brasil, na periferia de Brasília. Em Ceilândia, a câmera nos mostra pessoas dispostas a mudar as manchetes dos jornais que só falam da comunidade para retratar a violência local. Adirley Queiroz, ex-jogador de futebol, hoje cineasta, estudou os textos de Milton e procura novos caminhos para fugir do 'sistema' ou do Globaritarismo -- termo criado por Milton Santos para designar a nova ordem mundial.

Diretor: Silvio Tendler
Produção: Ana Rosa Tendler
Roteiro: Silvio Tendler, Claudio Bojunga, Ecatherina Brasileiro, Miguel Lindbergh, André Alvarenga
Trilha Sonora: Caíque Botkay
Duração: 89 min.
Ano: 2006
País: Brasil
Gênero: Documentário
Cor: Colorido


- “Augusto Boal e o Teatro do Oprimido”

Sinopse: O filme mostra a trajetória de Augusto Boal, desde o Teatro de Arena de São Paulo até o ano de 2009. O filme traça a evolução do Teatro do Oprimido, sua maior criação, que tem como princípio o rompimento da barreira teatral entre espectadores e atores, propondo uma ação política libertadora. O documentário conta com depoimentos do próprio Boal, de Ferreira Gullar, Edu Lobo, Chico Buarque, Cecília Boal, Julian Boal, Aderbal Freire-Filho e as Curingas do Centro de Teatro do Oprimido, Bárbara Santos e Helen Sarapeck entre outros.

Diretor: Zelito Viana
Gênero: Documentário
Ano: 2011
País: Brasil


- “Nascidos em Bordéis”
Sinopse: Este ganhador do Oscar, mostra a vida de crianças do bairro da Luz Vermelha, em Calcutá. O aparente enriquecimento da Índia deixa de lados os menos favorecidos. Porém, ainda há esperanças. Os documentaristas Zana Briski e Ross Kauffman procuram essas crianças e munido de câmeras fotográficas pede para elas fazerem retratos de tudo que lhes chamam a atenção. Os resultados são emocionantes E enquanto as crianças vão descobrindo essa nova forma de expressar, os cineastas lutam para poder dar mais esperança, para as quais a pobreza é a maior ameaça à realização dos sonhos.

Direção:  Zana Briski / Ross Kauffman
Título Original:  Born Into Brothels: Calcutta's Red Light Kids
País de Origem:  Índia / EUA
Gênero:  Documentário
Tempo de Duração: 85 minutos
Ano de Lançamento:  2004
Site Oficial:  http://kids-with-cameras.org/bornin tobrothels/film.php


-  “Vermelho como o céu”
Sinopse: Saga de um garoto cego durante os anos 1970, que luta contra tudo e todos para alcançar seus sonhos e sua liberdade. Mirco é um jovem toscano de dez anos apaixonado pelo cinema, que perde a visão após um acidente. Uma vez que a escola pública não o aceitou como uma criança normal, é enviado para um instituto de deficientes em Gênova. Lá, descobre um velho gravador e passa a criar histórias sonoras. Baseado na história real de Mirco Mencacci, um renomado editor de som da indústria cinematográfica italiana.

Direção:  Cristiano Bortone
Título Original:  Rosso come il cielo
País de Origem:  Itália
Gênero:  Drama
Tempo de Duração: 96 minutos
Ano de Lançamento:  2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário